Tecnologias em Educação

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

"A familia em rede" - Reflexão - 7º Capitulo

Neste capítulo o autor dá uma pequena sugestão, de forma bastante subtil...a de que é necessário uma mudança nos currículos actuais e na formação de professores...para que estes se tornem mais fluentes o ponto de vista tecnológico.
Isto tudo baseia-se na importância da escola,e na importância que teria se a escola apoiasse mais a cultura de aprendizagem das crianças em relação aos computadores. Para mudar este facto,deve existir a intervenção dos pais,e dar-se inicio a uma chamada micromudança, como refere Papert. Este mudança pode ser caracterizada por introduzir computadores e aulas especiais para o seu uso...e para que o seu uso fosse útil teriam que ser aplicadas as medidas que referi no inicio,como a formação de professores para esse efeito e alteração de currículo.
Seria também importante que fossem feitos diversos projectos,que tentassem e desafiassem os alunos a trabalhar e a construir coisas que mais tarde lhes pudesse ser útil e dos quais se pudessem orgulhar.
São enumeradas as três forças para esta mudança, que são, a indústria, que demonstra um grande interesse na mudança do mercado da educação para que possam introduzir diversos aparelhos informáticos, principalmente comutadores. A segunda força é a revolução na aprendizagem, onde já existem pessoas dotadas de conhecimentos e prontas a reconhecer que é necessário uma mudança. A terceira força é o poder das crianças, que é a mais importante das forças, como refere o autor, bastando para isso, que uma criança tenha um computador em casa e tenha consciência da sua cultura de aprendizagem.
Apesar destas formas todas e desta perspectiva do autor, tenho que admitir, que pelo menos na minha faculdade, já consigo reconhecer algumas mudanças...sinto que a minha cultura de aprendizagem e muito mais importante, a minha fluência tecnológica aumentou desde que estou no curso Ciências da Educação. Não posso dizer que já sei mexer em tudo o que é software, ou em termos de programação...mas sinto que se me propõem algo, eu não tenho receio de me envolver nesse projecto e depois de alguns cliques, torna-se fácil de realizar qualquer tarefa.
E isso pode ser o inicio da micromudança!!!´
Episódio de aprendizagem

Nenhum comentário: