Tecnologias em Educação

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

"A familia em rede" - Reflexão - 8º Capitulo

Neste último capitulo Seymour fala do futuro...do futuro da escola, das aprendizagens...mas o que me interessou mais, foi aquilo a que o autor caracterizou de "...a minha convicção mais controversa...".
Fala-se então das competências básicas...a própria designação indica a visão da sociedade para com essas competências, que lhes dão uma importância mínima quando as pessoas não atingem outros patamares...
Uma coisa em que sempre acreditei...é que uma pessoa não tem que ser obrigatoriamente culta, ou cheia de conhecimentos sobre os mais variados assuntos, para ser uma pessoa inteligente...a ignorância de algumas pessoas surge de outros factores, e não da ausência de um acompanhamento escolar.
Acredito que uma alteração no modo como a Escola lecciona certos e determinados assuntos poderia, de facto, fazer diferença no modo de aprendizagem de muitos alunos...principalmente daqueles que necessitam de um apoio e de um desafio maior, que não se adequa ao factor, "faz esta cópia".
É importante para qualquer criança, antes de passar por uma fase de aprendizagem do tipo escolar, passar por uma aprendizagem do tipo familiar, pois é nesta que a criança vai aprender tudo o que poderá depois desenvolver na aprendizagem do tipo escolar, uma fase em que o próprio sujeito tem a iniciativa de aprender, pesquisar!
É necessário pensar em uma mudança, que permita ás chamadas "avestruzes", que pensam que o ensino tradicional vai ser sempre o melhor, porem a hipótese de que esta mudança, para além de permitir á criança uma aprendizagem, também lhe permitirá um melhor desenvolvimento pessoal, de ensino e quem sabe, profissional.

Um comentário:

Guilhermina Miranda disse...

Jacqueline,

Embora atrasada aqui deixo os meus parabéns. Gostei muito de ler o seu blogue. Atinge os objectivos da disciplina e vai mais além, pois tece comentários e reflexões sobre outros tópicos e temas.
Deve continuar a alimentar este seu blogue, pois pode ser útil para outros.
guiulhermina Miranda